quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

É impossível haver convivência harmoniosa onde inexiste hierarquia

"Onde está perdida por completo a noção de hierarquia, é conseqüente que os idiotas, os maus e os pusilânimes julguem ter direitos para muito além dos seus reais méritos.
A hierarquia começa a instaurar-se, em qualquer comunidade humana, pelo reconhecimento explícito da maior parcela das pessoas de que o melhor e mais importante tem, e deve ter, prioridade com relação ao pior e irrelevante.
Sem hierarquia inexiste autoridade natural e, nestes casos, o "natural" é que os imbecis, os vaidosos, os soberbos se façam autoritários, ou seja, imponham-se aos homens verdadeiramente valorosos de várias maneiras, usurpem lugares devidos a outros (que não eles!) de pleníssimo direito.
A maneira mais usual de isto acontecer, nos tempos que correm, é os falsos coitadinhos contarem com o auxílio do papai-Estado, transformado, por meio duma alquimia diabólica, no garantidor constitucional do rancor dos medíocres contra os excelentes.
As leis hoje vão no sentido de que os Pelés se equiparem aos Zés-Ruelas, e sem reclamar para não serem tachados de criminosos."
(Sidney Silveira, em postagem no Facebook de 24.11.2018)