segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Brian Boru

“Brian Bórumha mac Cennétig, conhecido em inglês como Brian Boru (941 — 23 de Abril de 1014) nasceu perto de Killaloe, no moderno condado de Clare, na Irlanda.
Tendo nascido Brian mac Cennétig (Brian filho de Kennedy), acabou por se tornar conhecido pelo nome anglicizado de Brian Boru ou em gaélico Brian Bóirmhe, que significam o dos tributos, pois que tributou diversos fundos de outros governantes menores da Irlanda, tendo-os utilizado para reconstruir os mosteiros e as bibliotecas que haviam sido destruídas durante as invasões dos Vikings.
Tornou-se rei de Munster em 976, tendo em 1002 ascendido ao cargo de Grande Rei de toda a Irlanda (em inglês High King of All Ireland e irlandês Árd Righ Gaidel Éirinn); nos registos eclesiásticos surge ainda referenciado, para além de Rei da Irlanda, como Imperador dos Escotos (Rex Hiberniæ et Imperator Scottorum).
Brian Boru morreu numa Sexta-Feira Santa, 23 de Abril de 1014, durante a batalha de Clontarf, em que defrontava os Vikings. Sem o seu heróico líder, a Irlanda caiu no caos e na anarquia dinástica, e nunca mais voltou a ficar unida sob o domínio de um irlandês. No entanto, a sua fama continuou a ser tão grande que os seus descendentes, os O’Briens, tornaram-se subsequentemente uma das principais famílias do país.
Ainda hoje o símbolo nacional da Irlanda, convertido em brasão de armas, é a Harpa de Brian Boru, conservada no Trinity College de Dublin, e que se diz ter em tempos pertencido ao soberano irlandês. É esta mesma harpa que figura no reverso das moedas de euro irlandesas.”

http://pt.wikipedia.org/wiki/Brian_Boru