segunda-feira, 4 de maio de 2015

O Papa confirma: Cardeal Bertone, o "Oráculo de Fátima", está sob investigação por desfalque

"Já faz anos que os proponentes da neocatólica "Mensagem de Fátima", que reduz a profecia de Nossa Senhora e os alertas à Igreja a um pedido genérico por oração e penitência, têm-se fundamentado nas declarações do Cardeal Tarcisio Bertone sobre o que a Irmã Lúcia supostamente lhe disse em entrevistas particulares que não foram gravadas.
De acordo com Bertone, entre outras declarações evidentemente inacreditáveis, a Irmã Lúcia "confessou" que Nossa Senhora jamais associou o Terceiro Segredo de Fátima ao ano 1960, ainda que dois envelopes pertencentes ao Segredo tragam a anotação escrita à mão pela Irmã Lúcia do "pedido expresso de Nossa Senhora" de que o Segredo não fosse revelado até 1960. O mesmo Bertone nos garantiu que a Irmã Lúcia "confirmou" que a cerimônia de 1984 consagrando o mundo a Maria havia sido "aceita pelo céu" como a requerida Consagração da Rússia. Obviamente, a Irmã Lúcia jamais teve permissão de tratar dessas questões em público, para que não dissesse algo que o aparato vaticano não quisesse que ouvíssemos.
Então veio a "interpretação" de Bertone do Terceiro Segredo, que ele herdou de seu predecessor, o Cardeal Sodano – o mesmo Sodano que foi essencial no abafamento durante décadas do imenso escândalo envolvendo o Pe. Marcial Maciel Degollado – de que o Segredo "pertencia ao passado" e retrata em sua culminação nada mais do que uma tentativa fracassada contra a vida de João Paulo II em 1981. Um disparate, é claro.
Ora, de acordo com a linha partidária neocatólica sobre Fátima, Bertone junto com Sodano são os "oráculos de Fátima" que devemos consultar para o verdadeiro significado da Mensagem de Fátima em geral e do Terceiro Segredo em particular. Como eles teriam dito, "a Igreja falou" porque Sodano e Bertone falaram. Mesmo? Não acho.
Bertone não era mais confiável que seu predecessor na matéria, e nenhum deles tinha a menor competência em obrigar a Igreja à sua "interpretação" da mais importante de todas as aparições marianas. E agora descobrimos que o Papa Francisco, durante uma conferência de imprensa no vôo para casa vindo de Jerusalém, "confirmou boatos redemoinhando em Roma de que o ex-secretário de estado da Santa Sé, Cardeal Tarcisio Bertone, estava de fato sendo investigado por uma discrepância em torno de 20 milhões (€ 15 milhões) que de algum modo passaram do Banco Vaticano (conhecido como o Instituto para as Obras de Religião) para uma companhia de televisão particular chamada Lux Vide", que é operada por um dos amigos de Bertone (i.e, do "oráculo de Fátima").
Ao mesmo tempo, são numerosas as reportagens a respeito do suntuoso apartamento vaticano que Bertone está renovando para si mesmo às custas dos fiéis, sobre o qual dá evasivas quanto à exata metragem quadrada e irrita-se que outros poderão gozar de um tal luxo depois que ele estiver morto.
Como é irônico, mas também perfeitamente apropriado: os dois prelados vaticanos cujas versões a respeito da Mensagem de Fátima formaram o próprio fundamento da linha partidária neocatólica de que "Fátima está acabada" porque "a Igreja falou" estão metidos até o pescoço em escândalos gigantescos que evidenciam sua total falta de credibilidade. Contudo, são esses os homens em quem o porta-voz neocatólico para o revisionismo de Fátima queria que a Igreja e o mundo confiassem para o significado da visão apocalíptica nessa parte do Terceiro Segredo que nos permitiram ver.
Enquanto isso, graças à conivência desses dois burocratas vaticanos manifestamente desonestos, a explicação de Nossa Senhora para a visão permanece escondida no Vaticano. Que Deus nos ajude a todos, enquanto a crise eclesiástica pós-conciliar que Ela sem dúvida previu atinge um novo nível de intensidade."
(Christopher Ferrara, Pope Confirms: Cardinal Bertone the "Fatima Oracle" Under Investigation for Embezzlement)