quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Compositor britânico John Tavener morre aos 69 anos‏

“O compositor britânico John Tavener, um dos mais importantes do último século no Reino Unido, morreu em sua casa de Dorset (sudoeste da Inglaterra) aos 69 anos, informou nesta terça (12) seu selo fonográfico, Chester Music. O prestigiado músico, cuja "Song for Athene" foi interpretada no funeral, em 1997, da princesa Diana, morreu "tranquilamente" em seu domicílio na cidade de Child Okeford, segundo um comunicado.
O diretor-gerente da Chester Music, James Rushton, descreveu o artista, conhecido por sua grande espiritualidade e suas obras de música sacra, como "uma das mais inspiradas e únicas vozes na música dos últimos 50 anos".
"Seu trabalho é uma das contribuições mais significativas à música clássica em nossos tempos", afirmou Rushton. "Para todos aqueles afortunados que o conheceram, John era um homem de profundas crenças, enorme calidez pessoal, lealdade e humor", acrescentou.
Tavener teve uma saúde delicada durante boa parte de sua vida e em 2007 sofreu um infarto que o obrigou a passar quatro meses na Unidade de Terapia Intensiva. Em 1979, o músico sofreu um acidente vascular cerebral, enquanto em 1990 foi diagnosticada a síndrome de Marfan, uma doença hereditária que afeta o coração.
Tavener começou sua carreira nos anos 60 com o selo Apple Records, dos Beatles, e logo se transformou em um dos poucos compositores clássicos contemporâneos cuja música foi popularizada entre um público mais amplo.
Em 1992, "The protecting veil", uma composição para violoncelo e cordas, se manteve durante várias semanas no topo das listas de sucessos. Outros trabalhos muito populares são "A new beginning", que foi tocada para dar as boas-vindas ao novo milênio na festa de Nochevieja de 1999 na cúpula do Milênio, em Londres, e "Eternity's sunrise".
Ele foi indicado duas vezes, em 1992 e 1997, aos prêmios Mercury da música e recebeu o título de Sir no ano 2000. Tavener se converteu em seguidor da Igreja ortodoxa russa em 1977 e via sua música como uma maneira de chegar a Deus, segundo declarou.
Apesar de sua frágil saúde, o músico, que deixa mulher, Maryanna, e três filhos, seguiu compondo e neste ano estreou três novas peças no festival internacional de Manchester, no norte da Inglaterra.”

http://g1.globo.com/musica/noticia/2013/11/compositor-britanico-john-tavener-morre-aos-69-anos.html