sábado, 30 de julho de 2011

A reação do primitivismo

“O primitivismo em música foi uma reação ao refinamento exacerbado de compositores como Debussy e Ravel. Seus partidários eram a favor de melodias simples, de contorno nítido e caráter folclórico, que giravam ao redor de uma nota central e se moviam dentro de um compasso estreito; harmonias maciças, baseadas em acordes em bloco, movendo-se em formação paralela, com efeito severamente percussivo; e um forte impulso em direção a um centro tonal. Muito em evidência eram os ritmos ostinati repetidos com efeito quase obsessivo e uma orquestração áspera produzindo sonoridades pesadas que contrastavam agudamente com as sutilezas colorísticas dos impressionistas.
Os compositores do século vinte inspiraram-se não somente na música africana, mas também nas canções e danças das fronteiras da cultura ocidental – sudeste da Europa, Rússia asiática e Oriente Médio. Da música folclórica incorrupta e vigorosa dessas regiões vieram ritmos de um poder elemental que abriram as comportas de novos sentimentos e imaginações. Os marcos nesse desenvolvimento foram peças como o Allegro Barbaro de Bartók e Le Sacre du Printemps de Stravinsky.”
(Joseph Machlis, Introduction to Contemporary Music)