quinta-feira, 17 de junho de 2010

Todo aquele que não tem a Igreja como mãe não pode ter a Deus como pai


“Assim como há um só Deus, um só Cristo, um só Espírito Santo, assim também há uma só verdade divinamente revelada; uma só Fé divina que é o princípio da salvação do homem e o fundamento de toda a justificação, a Fé pela qual o justo vive e sem a qual é impossível agradar a Deus e chegar à comunhão dos Seus filhos. Há uma só Igreja una, verdadeira, santa e católica que é a Igreja Apostólica Romana. Há uma só cátedra fundada sobre Pedro pela palavra do Senhor, fora da qual não podemos encontrar nem a verdadeira Fé, nem a salvação eterna. Todo aquele que não tiver a Igreja como mãe não pode ter a Deus como pai, e quem quer que abandone a cátedra de Pedro sobre a qual a Igreja foi fundada confia falsamente que está na Igreja de Cristo. Na verdade, não pode haver crime maior e mancha mais repugnante do que se opor a Cristo, do que dividir a Igreja gerada e comprada pelo Seu Sangue, do que esquecer o amor evangélico e combater com o furor da discórdia hostil a harmonia do povo de Deus.”
(Pio IX, Singulari Quidem)

2 comentários:

  1. Coitado do Saramago, que acabou de "bater as botas"...

    ResponderExcluir
  2. A imprensa noticiou como se fosse a morte de um santo. Na verdade, para esse tipo de gente não deixa de ser, pois quanto mais comunista e ateu, mais herói e admirável.
    Infelizmente ainda levará algum tempo até que todas as gerações de vermelhos passem e deixem o ar da terra mais respirável.

    ResponderExcluir