sexta-feira, 3 de maio de 2019

Benjamin Mouton, Inspetor-Geral para Monumentos Históricos da França, acredita que o incêndio de Notre Dame não foi acidental


"Quando Benjamin Mouton, o Inspetor-Geral para Monumentos Históricos da França e ex-Arquiteto Principal de Notre Dame, foi entrevistado ao vivo na noite de segunda-feira passada enquanto o fogo continuava a queimar o símbolo de 850 anos da cultura e da história francesa, ele explicou por que a explicação "oficial" de um "incêndio de causa elétrica" era impossível, dizendo:
"Não entendo isso de jeito nenhum. A propagação do fogo foi bastante curiosa. Com este tipo de carvalho bastante antigo é super difícil, você precisaria atear fogo a pequenos pedaços de madeira para esquentar os feixes de carvalho até que estes começasssem a queimar.
Em 2010 substituímos toda a fiação elétrica, portanto não tem jeito disso ter sido provocado por um curto-circuito. Colocamos novos fios no lugar de acordo com padrões modernos. E fomos além, instalamos sistemas de proteção e detecção de incêndio de última geração na catedral.
A todo momento, havia sempre dois homens de plantão na catedral, dia e noite, para investigarem qualquer coisa no instante que soasse o alarme, e então se necessário chamarem os serviços emergenciais contra incêndio.
Estou realmente pasmo de que este incêndio tenha acontecido. É incompreensível."

E isso não é tudo. Mouton disse à revista de construção BatiActu o seguinte:
"Em 40 anos de experiência, jamais vi um incêndio como este.
Seria preciso uma carga bastante inflamável no começo de um incêndio assim para que rapidamente se desenvolvesse no desastre que vimos. Além disso, o carvalho é uma madeira particularmente resistente ao fogo.
O sistema de proteção e detecção de incêndio instalado na catedral era de altíssimo nível. Foi um empreendimento extremamente caro, mas nos permitia constatar rapidamente se um incêndio começasse em algum lugar. Ademais, trocamos muitas portas antigas de madeira por portas corta-fogo.
Também reduzimos drasticamente o número de equipamentos elétricos no edifício, e os proibimos completamente no sótão."

Acreditar que Notre Dame queimou daquela maneira por causa de um simples "curto-circuito" é absurdo, e tão improvável quanto 19 árabes armados com estiletes terem sequestrado e jogado 4 aviões comerciais contra arranha-céus e o Pentágono, mas ninguém jamais ficou pobre subestimando a credulidade do público viciado em televisão. Quando "especialistas" na TV estão lhe dizendo exatamente o que aconteceu enquanto o evento ainda está ocorrendo, antes de qualquer investigação séria, você pode ter certeza de que alguém com algum objetivo inconfesso está mentindo para você."

https://www.rightoftheright.com