terça-feira, 27 de julho de 2010
Evidência manuscrita e a autoria paulina de Hebreus
“Ao abrirmos nossas modernas edições do Novo Testamento, vemos que Hebreus ocupa as páginas entre Filemon e Tiago, ou seja, entre a décima-terceira Paulina e a primeira Epístola Católica. Essa colocação a separa do Corpus Paulinum? Evidência manuscrita mostra que não. Nos unciais mais antigos (S, A, B e C) ela segue a segunda Epístola aos Tessalonicenses e precede as Pastorais. Essa é a mesma posição que ela ocupa na maioria dos manuscritos da Versão Boárica e no comentário de Sto. Efrém... No arquétipo ou predecessores do Códice B, ela estava entre Gálatas e Efésios, conforme mostra a série de números de seção na margem daquele Códice. Na Versão Saídica, ela até precedia Gálatas. As Versões Siríacas, os manuscritos gregos tardios e os manuscritos latinos colocam Hebreus na ordem a que nos acostumamos, ou seja, no décimo-quarto lugar, no final das Paulinas. O fato de antigamente haver estado em décimo lugar depois das nove Epístolas às Sete Igrejas, ou depois das quatro grandes Epístolas, ou entre estas no quarto lugar, é um forte testemunho de sua atribuição a São Paulo. Ainda mais eloqüente é a ordem do Códice de papiros Chester-Beatty do começo do terceiro século. Aqui Hebreus vem imediatamente depois de Romanos.”
(William Leonard, Authorship of the Epistle to the Hebrews)
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É um alento ver uma notícia dessas, pois sempre ouvi que os livros do Novo Testamento não foram escritos pelos Apóstolos, mas sim por seguidores, pela escola literária ou outras baboseiras.
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