terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Frank Sheed e a perda da graça


“Como perdemos a graça? Pelo pecado mortal, obviamente; uma escolha de nossa própria vontade contra a de Deus, tão séria e deliberada que realmente destrói a união entre nós e Ele. Aqui também precisamos de um toque a mais de exatidão. Pense na graça como se fosse uma árvore – na raiz a fé, acima dela a esperança, acima desta a caridade e, mais acima, todas as folhas e ramos das virtudes morais e dons e bem-aventuranças e frutos. Fé, esperança e caridade são o tronco da árvore. Perde-se cada uma delas com um pecado sério contra a mesma; perder uma faz que percamos a árvore acima dela, mas não necessariamente o que está embaixo. Um pecado contra o amor de Deus não destrói inevitavelmente a esperança ou a fé. Estas só perdemos com pecados que envolvem sua negação direta. Perde-se a esperança, como vimos, com o desespero ou a presunção; a fé, com a descrença.
Mas é a caridade a vivificadora. Ao pecarmos contra ela, perdemos a vida sobrenatural; estamos sem graça santificante. Podemos ainda ter fé e esperança, e elas serão bem reais, mas não salvíficas, não vivificantes. Contudo, não sem valor. Elas podem ser verdadeiras ajudas para o movimento da natureza contra o pecado, que pode levar Deus a energizar a alma uma vez mais pela graça. Um homem que sabe ser Deus alcançável e deseja ir até Ele, mesmo que preso a um pecado ao qual se liga poderosamente, ainda tem uma forte razão para lutar. Mesmo que nada lhe reste senão a fé – a esperança desaparecendo após a caridade –, a crença em Deus, mesmo que ele nada faça a respeito, constitui um ponto de retorno que falta ao homem sem fé; e mesmo em tal caso não precisamos limitar o poder vivificante do Espírito Santo – as preces dos outros podem ainda socorrer um homem que não rezará por si mesmo, ganhando graças atuais às quais o poder do homem em responder não cessa enquanto durar esta vida.”
(Frank Sheed, Theology for Beginners)

2 comentários:

  1. Prezado Theophilus, Laudetur Dominus!

    Você saberia me dizer se este "Theology for Beginners" é um introdução ao estudo da teologia? Ou ele seria mais um comentário àqueles que querem saber do que se trata?

    Se for uma introdução você saberia me dizer se há alguma tradução? Ou alguma versão eletrônica, em português, inglês ou espanhol?

    Desde já, obrigado.

    Pax et Salutis

    ResponderExcluir
  2. Prezado Diogo,
    Este livro é uma verdadeira introdução ao estudo da teologia e não apenas um simples comentário. É um compêndio inspirador, claro e preciso das doutrinas centrais do Catolicismo. Infelizmente não conheço nenhuma tradução para o português, nem versão eletrônica em qualquer língua; mas se você se interessar, posso lhe enviar uma cópia do exemplar que possuo.
    Pax et Bonum,
    Theophilus

    ResponderExcluir