quarta-feira, 11 de novembro de 2009

São Martinho de Tours


“Bispo. Nasceu em Sabária, na Panônia, c. 315 (?); morreu em Candes, perto de Tours, em 397. Comemoração: 11 de novembro.
Martinho, filho de um soldado, nasceu onde hoje é a Hungria, e foi criado na Itália, em Pávia. Em Amiens, quando jovem oficial, deu parte de seu agasalho para um pedinte que estava nu, no qual ele reconheceu Cristo. Logo depois foi batizado. Cerca de 339 pediu dispensa do exército, dizendo: “Sou um soldado de Cristo; não me é permitido guerrear.” Acusado de covardia, ofereceu-se para permanecer desarmado no meio das linhas inimigas. Entretanto, foi dispensado do serviço militar e viveu por algum tempo na Itália e na Dalmácia antes de se tornar um recluso, numa ilha perto da costa da Ligúria. Em 360 tornou-se um dos clérigos de Santo Hilário, em Poitiers. Fundou uma comunidade semi-eremítica em Ligugé, o primeiro mosteiro da Gália. Depois de ser nomeado bispo de Tours, em 370 ou 371, viveu num lugar solitário, perto dali, que logo se tornou outro mosteiro: Marmoutier. Seu exemplo e estímulo levaram à fundação de outras comunidades, em lugares diferentes.
São Martinho foi um missionário extremamente ativo, cuja pregação era reforçada por uma reputação de milagreiro. Martinho penetrava nas regiões mais remotas de sua diocese e além dela, a pé, em burros ou por água. Não era avesso à destruição de templos pagãos. Por outro lado, juntamente com o Papa Sirício e com Santo Ambrósio, colocou-se contra a condenação à morte, pela prática de magia, imposta pelo imperador Máximo a Prisciliano e outros espanhóis heterodoxos. Nos últimos anos de sua vida Martinho encontrou bastante oposição. Um de seus principais críticos foi São Brício, mas sua espantosa força espiritual foi vitoriosa contra a “indescritível sangrenta ferocidade” do conde Aviciano, que se absteve de ataques ferozes em Tours.
São Martinho foi figura de grande importância como evangelizador da Gália rural e é considerado o pai do monasticismo na França. Sua fama espalhou-se devido, principalmente, à biografia e três longas cartas escritas sobre ele por seu amigo Sulpício Severo. Foi um dos primeiros santos não martirizados a ser venerado pelo povo. Sua influência estendeu-se até a Irlanda, África e Oriente. Na Inglaterra, muitas igrejas lhe são dedicadas: a localizada em Canterbury é a mais antiga e Saint Martin-in-the-Fields, em Londres, talvez seja a mais conhecida hoje em dia. Seu nome aparece duas vezes no livro anglicano de rituais e orações (Book of common prayer): no dia 11 de novembro e no dia do aniversário de sua consagração episcopal, do traslado de suas relíquias e da consagração de sua igreja em Tours.”
(Donald Attwater, The Penguin Dictionary of Saints)

Tradução de Maristela R. A. Marcondes e Wanda de Oliveira Roselli

Um comentário: