domingo, 9 de agosto de 2020

O socialismo conservador de Werner Sombart

"As tendências socialistas, nacionalistas e conservadoras de autores como Paul Lensch, Johann Plenge, Werner Sombart, Arthur Moeller van den Bruck, e Oswald Spengler levaram à ascensão de um novo conservadorismo nacional e socialista. Naturalmente, deve ser lembrado que um socialismo antimarxista já tinha uma longa história na Alemanha, incluindo pessoas tais como os Kathedersozialisten ("socialistas da cadeira"), Adolf Stocker, e Ferdinand Tönnies. O próprio Werner Sombart começou como marxista, mas depois se desiludiu com a teoria marxista, que ele percebeu como tão ou mais destrutiva do espírito humano e da comunidade orgânica quanto o capitalismo.
Sombart é lembrado principalmente por seu trabalho sobre a natureza do capitalismo, especialmente por seus trabalhos associando o caráter materialista dos judeus ao capitalismo. A obsessão pelo lucro, as práticas comerciais brutais, a indiferença à qualidade, e "as características meramente racionalizantes e abstratizantes do comerciante", que são produtos-chave do capitalismo, destroem qualquer "comunidade de trabalho" e desintegram laços entre as pessoas que foram mais comuns na sociedade medieval. Sombart escreveu, "Antes que o capitalismo pudesse se desenvolver, o homem natural teve que ser transformado para além de qualquer reconhecimento, e um mecanismo racionalmente pensado teve que ser introduzido em seu lugar. Deveu haver uma transvaloração de todos os valores econômicos."
As principais objeções de Sombart ao Marxismo consistiam no fato de que o Marxismo visava à supressão de todos os sentimentos religiosos assim como dos sentimentos nacionalistas e dos valores da cultura enraizada e indígena; o Marxismo visava não a uma humanidade superior mas a uma mera e básica "felicidade". Em contraste com o Marxismo e com o capitalismo, Sombart defendia um Socialismo Alemão no qual as políticas econômicas seriam "direcionadas de maneira corporativa", a exploração terminaria, e a hierarquia e o bem-estar de todo o estado seriam apoiados."
(Lucian Tudor, The German Conservative Revolution & Its Legacy)