sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

A eleição do Cardeal Siri no conclave de 1958

“Em 1954 o Conde Della Torre, editor do jornal vaticano L’Osservatore Romano, advertiu Pio XII das simpatias comunistas de Roncalli. Outros membros da “Nobreza Negra” expressaram preocupações semelhantes.
Roncalli também não escapou à atenção do FBI e da CIA. As agências começaram a acumular arquivos volumosos sobre ele e as atividades suspeitas de outros “progressistas” dentro do Vaticano, inclusive Monsenhor Battista Montini (o futuro Paulo VI).
(...) Pio XII nomeou o Cardeal Giuseppe Siri como seu sucessor preferido. Siri era radicalmente anticomunista, um tradicionalista intransigente em matéria de doutrina da Igreja, e um hábil burocrata...
Em 1958, quando os cardeais foram trancados na Capela Sistina para eleger um novo papa, eventos misteriosos começaram a acontecer. Na terceira votação, Siri, de acordo com as fontes do FBI, obteve os votos necessários e foi eleito o Papa Gregório XVII. A fumaça branca subiu da chaminé da capela para informar aos fiéis que um novo papa havia sido escolhido. A notícia foi anunciada com alegria às seis da tarde na rádio do Vaticano. O locutor disse: “A fumaça é branca... Não há a menor dúvida. Um papa foi eleito”...
Mas o novo papa não aparecia. Começou-se a perguntar se a fumaça era branca ou cinzenta. Para acabar com as dúvidas, Monsenhor Santaro, secretário do Conclave de Cardeais, informou à imprensa que a fumaça havia realmente sido branca e que um novo papa havia sido eleito. A espera continuou. À noite a rádio do Vaticano anunciou que os resultados permaneciam incertos. Em 27 de outubro de 1958, o Houston Post publicou a manchete: “Cardeais não Conseguem Eleger o Papa em 4 Votações: Confusão nos Sinais de Fumaça Causa Notícias Falsas.”
Mas as notícias haviam sido válidas. Na quarta votação, de acordo com as fontes do FBI, Siri de novo obteve os votos necessários e foi eleito supremo pontífice. Mas os cardeais franceses anularam o resultado, dizendo que a eleição causaria tumultos generalizados e o assassinato de bispos proeminentes atrás da Cortina de Ferro.
Os cardeais resolveram eleger o Cardeal Frederico Tedischini como um “papa de transição”, mas Tedeschini estava muito doente para aceitar a posição.
Finalmente, no terceiro dia de votação, Roncalli recebeu o apoio necessário para se tornar o Papa João XXIII.”
(Paul L. Williams, The Vatican Exposed)

Comentário do Pe. Paul Kramer:
“O erro dos que acreditam que Siri foi papa consiste em sua incapacidade de entender que, antes de Paulo VI, o Papa Eleito não se tornava papa até ser coroado. Essa era a lei vigente à época. Paulo VI mudou essa lei para provavelmente evitar que um Papa Eleito fosse pressionado a abdicar antes da coroação.”